sábado, 25 de janeiro de 2014


A maior ambição

Minha maior ambição
seria eu ser a natureza
pensando
-por que sou homem-
mas não pensando-(l)a 
Porque, enfim
quem está dentro
não pode pensar-se a si
senão ao contrário
-no espelho-

Assim as flores, as árvores e os pássaros
seriam eu .

Eu não as cheiraria
nem ouviria seus trinados.
Mas quem de mim se aproximasse
com os sons e os odores
se deleitaria.

E se esse alguém
natureza não fosse 
poderia eu deleitar-me
com os seus
perfumes e cantares
gozando-me assim
não ao contrário
como no espelho
mas no sentido directo
ainda que 
um tanto contraditoriamente
indirectamente .

Ó 
Quem dera apagar-me
no meio dos montes
no meio das pedras
no meio das árvores
no meio dos rios e dos mares
no meio dos ares
no meio dos outros animais
no meio do meio
e ouvir-me
sentir-me
cheirar-me
assim docemente
ainda que
um 
tanto 
contraditoriamente .

Geraldes de Carvalho



Sem comentários:

Enviar um comentário